A Primeira Fotografia da História, 1826
- Tooink Vídeos
- 19 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de fev.
A primeira fotografia propriamente dita foi obra do francês Joseph Niépce (1763-1828). Ele estudava as propriedades do cloreto de prata sobre papel desde 1817 e obteve sua grande obra no verão de 1826. Ele registrou a vista de sua janela. Essa é considerada a fotografia mais antiga.
A grande invenção de Niépce foi uma placa retangular feita de estanho e coberta com uma camada de betume, fixada no fundo de uma câmara escura. A luz do Sol entrava na câmara e queimava o betume na placa, criando a fotografia. Para produzir a primeira fotografia, Niépce deixou a placa exposta à luz por oito horas.
A fotografia só foi possível por causa de um fenômeno natural em que a luz, que viaja em linha reta, ao passar por um orifício da parede de uma câmara escura, projeta a imagem do exterior na parede interna oposta ao orifício, com a imagem projetada de ponta cabeça.
Horas eram necessárias para se produzir uma fotografia quando as primeiras máquinas de fotografar foram criadas.
O daguerreótipo diminuiu o tempo de produção de uma fotografia para cerca de 30 segundos, possibilitando que pessoas fossem fotografadas.
A palavra fotografia é formada por duas outras palavras: foto, que significa “luz”; e grafia, que significa algo como “escrita” ou “registro”. Portanto, fotografia significa literalmente “escrever com a luz”.
Algumas vezes esse fenômeno ocorre naturalmente em cavernas, o que poderia ter levado o ser humano a desenvolver as pinturas rupestres. Na Antiguidade, ele foi estudado por gregos e chineses, e, na Idade Média, foram os árabes que se destacaram no seu estudo.
As primeiras experiências fotográficas de químicos e alquimistas datam da antiguidade.
Na Grécia Antiga, foi criado um aparelho chamado "câmera obscura", capaz de criar imagens invertidas. Ele é considerado o precursor das câmeras fotográficas. A autoria do dispositivo é comumente atribuída a Aristóteles.
Foi em meados do século X que o árabe Alhaken de Basora percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar.
Em 1525, já se dominava a técnica de escurecimento dos sais de prata. No ano de 1604, o químico italiano Ângelo Sala (1576-1637) já sabia que alguns compostos de prata oxidavam quando expostos à luz do Sol. Por sua vez, o farmacêutico sueco Carl Wilhelm Scheele (1742-1786) viria a contribuir com esta descoberta em 1777, ao demonstrar o enegrecimento de sais expostos à ação da luz.
No ano de 1725, foi a vez do cientista alemão Johann Henrich Schulze (1687-1744) projetar uma imagem durável numa superfície. Por conseguinte, o químico britânico Thomas Wedgwood (1771-1805) realizou no início do século XIX experimentos semelhantes.
Muitos foram os pioneiros que pesquisaram como fixar uma imagem no papel. "Tirar fotografia", "fazer um retrato" tornou-se moda na segunda metade do século XIX.

A Primeira Fotografia da História, 1826
Comentários